Vila Aurora é o campeão do Comida di Buteco 2015

IMG_7790 IMG_7766 IMG_7749

O Vila Aurora tem o melhor petisco de Rio Preto, de acordo com resultado divulgado nesta quarta-feira, 20 de maio, durante Festa de Saideira do Comida di Buteco. A sexta edição do concurso, realizado na cidade entre os dias 10 de abril e 3 de maio, contou com 19 bares participantes. O evento aconteceu no espaço Food Garden do Shopping Iguatemi e recebeu autoridades, patrocinadores e representantes dos bares, além de convidados.
A receita que agradou ao público foi a mistura de carne de frango com tamarindo, já que fruta era ingrediente principal para os pratos. A Galinha Torta leva alho e cebola, orégano, louro, pimenta dedo-de-moça, cheiro-verde, colorau, pimenta-do-reino e outro tempero que as proprietárias Miriam Moreira, 41, e Juliana Cinara, 47, não contam por nada.
Fizemos um molho barbecue, usando o tamarindo como base, já que é uma fruta típica da nossa região e também pelo sabor diferenciado. Fiquei muito surpresa quando falaram o nome do nosso bar como campeão. O Comida di Buteco foi um divisor de águas em nossa vida e estou muito orgulhosa, explica Miriam.
Em segundo lugar ficou o bar Confraria do Espeto, do casal Alexandro Nunes e Georgiane Dutra Nunes. O petisco eleito foi Pastelin, feito com linguiça suína fina, massa de pastel e mussarela fatiada. Para combinar o tira-gosto com frutas, eles apostaram na tradição da goiabada cascão para compor o molho que acompanha a receita. A goiabada combina muito bem com pastel, deixando mais suave e gostoso, diz Georgiane.
O Buteko Tio Carrasco ficou com o terceiro lugar da disputa. O Bombinha do Tio leva carne suína frita temperada na laranja, com bacon, pimenta dedo de moça, cheiro-verde e alho. A laranja dá um gosto especial para a carne de porco, deixando-a mais macia e saborosa, explica Anselmo Dias, proprietário do boteco.
Para Cristina Schimer, coordenadora regional do Comida di Buteco, em São José do Rio Preto o concurso tem apresentado a cada ano mais adesão do público, que tem votado e colaborado muito para o turismo gastronômico da cidade. Tivemos feedback positivo de todos os bares, que registraram aumento de vendas e muitos pedidos pelos petiscos participantes.

A ESCOLHA
Os vencedores foram escolhidos pelo público e por um corpo de jurados convidado. Os votos foram apurados pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. A média entre os quesitos avaliados garantiu o resultado da premiação. Foram avaliados com notas de 1 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que levou 70% da nota). O voto do júri teve peso de 50% e os outros 50% foram do público.

BARES CAMPEÕES
1º lugar – Vila Aurora Bar
Prato participante: Galinha Torta
Endereço: Rua Aristides Serpa, 05 – Santa Cruz
Telefone: (17) 3305-2346
Funcionamento: Quarta a sábado, das 17h às 01h; Domingos, das 15h às 23h

2º lugar – Confraria do Espeto
Prato participante: Pastelin
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 3829 – Vila Santa Cruz
Telefone: (17) 3013-2323 Funcionamento: Segunda a sábado, das 18h às 24h;

3º lugar – Buteko Tio Carrasco
Prato participante: Bombinha do Tio
Endereço: Av. Brasilusa, 732 A – Pq. Estoril
Telefone: (17) 98111-3636
Funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 17h30 às 00h; Sextas e sábados, das 17h30 às 01h.

DESAFIO DORITOS
Todos os anos, o Doritos promove uma disputa deliciosa entre os bares participantes. A proposta é criar petiscos que utilizem o snack. Nesta edição, dois bares dividiram o primeiro lugar: Taberna Canova e Bar do Magrão. Ambos receberam R$ 1,5 mil como bonificação. Este é o único prêmio em dinheiro oferecido durante o concurso.
O Barquitos, do Taberna Canova, leva carne seca com tempero de família em casquinha de sorvete salpicada com Doritos. Homenageamos o escondidinho, carro-chefe do nosso bar, conta Orides Canova Júnior.
Já o Bar do Magrão apostou no espetinho de queijo coalho com Doritos. Faço churrasco três dias por semana e percebi que muita gente gosta da junção de queijo assado com mel. Semanalmente são consumidos cerca de 200 espetinhos, então, tive a ideia de acrescentar o Doritos como tempero, explica.

PATROCINADORES
Bavaria Premium, Lays, Trident, TV TEM, Doritos, Philadelphia ABRASEL, Hotelaria Express, Prefeitura SJRP, 99 Táxi, J Silva, Vox Populi.

O COMIDA DI BUTECO
O concurso foi criado em 2000, com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz boteco extensão de sua casa. Ao longo dos 16 anos de sua criação tem desenvolvido um importante papel de fomento à cultura e culinária de boteco, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento desse setor. Concurso pioneiro nesse segmento, ao chegar a todas as regiões do Brasil, consolida-se como o maior do gênero no país.