Frutas dão o tom dos petiscos do Comida di Buteco

Receitas terão de ter o ingrediente, seja como principal ou decorativo
frutas_inflacao
Os 21 bares que disputam o título de “Melhor Boteco” de São José do Rio Preto terão um desafio pela frente: incrementar suas receitas com frutas, o ingrediente convidado para a edição deste ano, que ocorre na cidade de 10 de abril a 3 de maio. Em todo o Brasil, serão ainda outros 20 municípios participantes, em 11 estados.
Os petiscos da edição 2015 do Comida di Buteco terão frutas como temática para os cardápios. Em Rio Preto, os 21 bares participantes vão precisar de criatividade e bom gosto para criar receitas que podem conter o ingrediente como protagonista ou decoração, desde que seja comestível.
“A fruta e a fruticultura têm semelhanças com alguns dos valores do Comida di Buteco: simplicidade, identidade, alegria, transformação, brasilidade. Elas demarcaram ainda características do lugar, assim como os botecos, em cada cidade, e trazem influências étnicas, culturais, etc”, explica Cristina Schimer, coordenadora regional do Comida di Buteco.
Os sabores prometem. As receitas em Rio Preto trarão sabores conhecidos regionalmente como a banana, maçã, maçã verde, tamarindo, laranja, frutas vermelhas, goiaba, abacaxi, manga, pêssego, uva e maracujá. Os preços variam R$ 11 a R$ 40.

Campeão em 2014
O Porpeta Botequim, que fica na rua Felipe Abrão Maluf, 357 – Jardim Ouro Verde, garantiu com o título de melhor boteco de Rio Preto na edição anterior. O bar apostou no petisco Bem Acompanhado, um bolinho de tilápia feito com tomate e batata que leva ainda requeijão como cobertura. Para acompanhar, são servidos palitos de cenoura e pepino com azeite e limão.
Para Cristina Schimer, coordenadora regional do Comida di Buteco, o concurso foi um sucesso em São José do Rio Preto, atingindo as expectativas da organização. “Sentimos os bares muito envolvidos e o público participando ativamente, votando, procurando conhecer cada um dos bares participantes”.

O Comida di Buteco
O concurso foi criado em 2000, com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz – boteco extensão de sua casa. Ao longo dos 16 anos de sua criação tem desenvolvido um importante papel de fomento à cultura e culinária de boteco, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento desse setor. Concurso pioneiro nesse seguimento, ao chegar a todas as regiões do Brasil, se consolida como o maior do gênero no país.